ACADEMIA POETRIX
O mínimo é o máximo.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
CADEIRA 05
PATRONO: 
FUNDADOR: Anthero Monteiro
ATUAL: Anthero Monteiro
DATA DE INGRESSO: 5 de julho de 2020


Nasceu na vila de S. Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira, Portugal, em 1946. Estudou na Congregação do Espírito Santo, em Viana do Castelo e em Braga, e concluiu os estudos secundários no Liceu Nacional de Aveiro.
É licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto  e mestre em Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro.

Trabalhou na Direção-Geral do Ensino Básico como coordenador de orientadores de estágios pedagógicos.
Foi professor de Português e de Francês, coautor de 8 livros didáticos na Editorial Asa e na Porto Editora, destinados a Portugal e a Cabo Verde. Colaborou num dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora.

Foi coordenador, durante cerca de 10 anos, na zona norte e centro do país, de uma experiência pedagógica, denominada ICAV – Iniciação à Comunicação Audiovisual.

Foi formador de docentes na área da Didática Específica da Língua Portuguesa, em vários centros de formação de professores.

Foi investigador na Universidade de Aveiro de um grupo de pesquisa sobre Anticlericalismo. Daí decorreram várias palestras na mesma universidade e textos publicados em revistas dessa e de outras universidades.

Foi diretor de um jornal regional (DIÁLOGO) durante 12 anos e é diretor, há mais de 40 anos, de uma Biblioteca Pública na vila natal de S. Paio de Oleiros, onde promove serões poéticos, apresentações de livros, horas de conto, Feiras do Livro, entre muitas outros eventos.

É supervisor editorial e gráfico da revista VILLA da FEIRA, da sede do seu concelho, na qual publica poemas e textos de história regional.

É autor de dez livros de poesia, incluindo dois infanto-juvenis, de textos poéticos editados em antologias, em Portugal e no Brasil, e de ensaios sobre história local, literatura e cultura, alguns publicados em livro, outros em revistas, algumas universitárias. Publicou em 2006 a sua tese O Misticismo Laico de Manuel Laranjeira, Lisboa, Roma Editora, 1906. É ainda coautor do livro Catorze Escritores do Norte, Porto, Corpos Editora, 2009.

Dedica-se à divulgação da Poesia, coordenando várias tertúlias literárias na Zona do Grande Porto, entre elas a ONDA POÉTICA na cidade de Espinho, que vai já no seu 23.º ano de vida e foi, durante anos, o único evento realizado num Casino (Espinho) em Portugal. Promoveu e continua a promover espetáculos poéticos em várias cidades.

Tem integrado o júri de vários concursos literários em Portugal e no Brasil. Foi galardoado com o Prémio Manuel Laranjeira, na sua edição de 2004.

Foi recentemente distinguido com a medalha de ouro de mérito da vila de S. Paio de Oleiros pelo trabalho realizado na direção da Biblioteca Pública local.

Obteve duas vezes o primeiro lugar em concursos literários mensais organizados pelo Movimento Internacional Poetrix, com sede no Brasil. Tinha ganho, em Braga, com 16 anos, um concurso literário destinado à participação de jovens.

Entre os seus livros de Poesia, consta o primeiro de poetrix editado na Europa, intitulado "Esta Outra Loucura" e prefaciado por Goulart Gomes, que vai na 3.ª edição (2014), Porto, Corpos Editora.
 
Publicou ainda os seguintes livros de poesia:
- O Remédio É Naufragar – Manuel Laranjeira despedindo-se, Espinho, Elefante Editores, 1998.
- Canto de Encantos e Desencantos, Porto, Corpos Editora, 2.ª edição, 2005.
- Desesperânsia, Corpos Editora, 2.ª edição, 2009.
- Sete Vezes Sete Nuvens, Egoiste, 2010.
- A Lia Que Lia Lia (infanto-juvenil), Porto, Corpos Editora, 2.ª edição, 2010;
- A Sara Sardapintada (infanto-juvenil), Porto, Corpos Editora, 2.ª edição, 2011.
- Sulcos da Memória e do Esquecimento, Porto, Corpos Editora, 2013.
 
Consta ainda das seguintes antologias poéticas:
- O Livro É Uma História com Boca – Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, 3.º Concurso Poético Vols. VII/VIII, Lisboa, Instituto Piaget, 1996.
-  Antologia Poetrix, Movimento Internacional Poetrix, S. Paulo, Scortecci Editora, 2002.
- Antololgia Potrix 3 / Organização Goulart Gomes – Lauro de Freitas, BA: Livro.com, 2009.
- Abril Certo na Hora Incerta, 36.º Aniversário do 25 de Abril, Sector Intelectual do Porto – PCP, 2010.
- 501 Poetrix para Ler Antes do Amanhecer / Organizador Goulart Gomes - Lauro de Freitas, BA: Livro.com, 2011
- Antologia da Cave, 25 anos de Poesia no Pinguim Café, Porto, APURO – Edições, 2013
- Antologia Poetrix 5 / Organizador Goulart Gomes,  S. Paulo, Scortecci Editora, 2017.
- Antologia Poesia Portuguesa 20113-218 /Anthology Portuguese Poetry 2013-2018, Vila Nova de Famalicão, Grupo Asas de Poesia e Editorial Novembro, 2018.
- Histórias e Poemas para Pessoas Pequenas, Coordenação de José António Gomes, Porto, Porto Editora.
 

 
 
 
Academia Poetrix
Enviado por Academia Poetrix em 05/07/2020
Alterado em 22/07/2020
Comentários
VISITANTES:
contador gratuito
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links